Saber preparar uma apresentação profissional e estruturada em PowerPoint em inglês é fundamental para vender sua ideia e atrair a atenção da sua audiência, uma apresentação precisa ser prática, objetiva e adequada ao contexto empresarial para garantir que seja eficiente.

Mas, como elaborar uma apresentação bem estruturada em PowerPoint? Antes de começarmos, apresentaremos quem é Guy Kawasaki e porque a sua regra é tão importante para garantir uma apresentação de sucesso. Ele é um conhecido empresário, investidor, autor e palestrante com muita experiência em apresentações. Sua regra 10-20-30 tornou-se bastante popular no mundo dos negócios e pode ser um guia útil para estudantes não nativos de inglês para negócios que desejam fazer apresentações eficazes.

A regra 10-20-30 afirma que uma apresentação bem estruturada, atrativa para o seu público deve ter 10 slides, durar no máximo 20 minutos e conter um tamanho de fonte não inferior a 30 pontos. Vamos detalhar cada componente da regra e ver como ele pode ajudá-lo a criar uma ótima apresentação. Continue a leitura!

10 Slides

Limitar sua apresentação a 10 slides pode ser um desafio, mas obriga você a focar nos pontos mais importantes e garantir que seu público preste mais atenção e entenda informações suficientes.

Quando você compartilha muitas informações de uma vez só, o público acaba tendo dificuldade em acompanhar seu raciocínio e perde o interesse pela apresentação, por isso cada slide deve ser conciso, claro e visualmente atraente. Você pode usar imagens, gráficos ou tabelas para apoiar seus pontos e tornar sua apresentação mais envolvente.

20 minutos

Nem sempre é possível manter sua apresentação em 20 minutos ou menos, geralmente a tendência é querer descarregar o máximo de informações possível e conseguir transmitir a sua mensagem no limite de tempo acaba se tornando um desafio, mas isso obriga você a ser eficiente e eficaz com seu tempo.

Certifique-se de praticar sua apresentação com antecedência e cronometre-se para garantir que você fique no limite de tempo. Você pode usar o tempo restante para perguntas e respostas ou discussões.

30 pontos

O terceiro componente da regra costuma ser negligenciado, mas é igualmente importante. O tamanho da fonte não inferior a 30 pontos garante que seu texto seja legível à distância e que seu público possa lê-lo facilmente. Isso é especialmente importante se você estiver apresentando em uma sala grande ou para um grupo grande.

Agora que você entende a regra 10-20-30, aqui estão algumas dicas adicionais para ajudá-lo a criar uma ótima apresentação:

Conheça seu público

Antes de criar sua apresentação, é essencial conhecer seu público porque é a partir dele que você planejará como conduzir a sua apresentação, com certeza esse é o primeiro passo para produzir algo verdadeiro e garantir uma apresentação objetiva, focada no que realmente importa.

Antes de criar os slides, tente responder a essas perguntas. Quais são suas necessidades, interesses e expectativas? O que eles já sabem sobre o seu tópico e o que precisam aprender? Adapte sua apresentação ao seu público para torná-la mais relevante e envolvente.

Conte uma história

Os seres humanos adoram histórias e incorporar a narrativa em sua apresentação pode torná-la mais memorável e atraente. Você pode falar sobre o que te inspirou, sobre as lições que aprendeu durante o desenvolvimento daquela ideia, os desafios enfrentados por você e pela sua equipe. Isso te ajuda a se conectar com o público e faz com que eles abracem sua ideia. Use anedotas, exemplos ou estudos de caso para ilustrar seus pontos e tornar sua apresentação mais compreensível.

Usar recursos visuais

Os recursos visuais são uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a comunicar sua mensagem com mais eficiência. Use imagens, gráficos ou gráficos para apoiar seus pontos e tornar sua apresentação mais envolvente. Certifique-se de que seus recursos visuais sejam de alta qualidade, relevantes e fáceis de ler.

Pratique, pratique, pratique

A prática leva à perfeição e é essencial ensaiar sua apresentação antes de realizá-la. Pratique seu tempo, sua entrega e seu tom para garantir uma apresentação confiante e eficaz. Grave-se praticando para identificar áreas de melhoria.

Envolva seu público

Envolva seu público fazendo perguntas, incentivando discussões ou usando atividades interativas. Envolver o seu público é a melhor maneira de mantê-los atentos e interessados na sua mensagem. Isso ajudará você a criar uma conexão com seu público e tornar sua apresentação mais memorável.

Conclusão

Concluindo, criar uma ótima apresentação em inglês para negócios pode ser desafiador, mas seguindo a regra 10-20-30 de Guy Kawasaki e implementando essas dicas adicionais, você pode fazer uma apresentação eficaz e envolvente.

Lembre-se de conhecer seu público, contar uma história, usar recursos visuais, praticar e envolver seu público. Com essas diretrizes, você estará no caminho certo para fazer ótimas apresentações em inglês para negócios.

Como fazer ótimas apresentações com a regra 10 20 30 de Guy Kawasaki