As apresentações além de contar uma história atraente são uma forma comum e eficaz de compartilhar informações e ideias com um grupo de pessoas. Esteja apresentando para uma equipe pequena ou para um grande público, é importante destacar sua proposta de valor e se alinhar às necessidades do público, isso pode causar um impacto duradouro e comunicar sua mensagem com eficácia.
A apresentação tem que ter como objetivo identificar o problema do cliente e fornecer soluções, para isso conheça o seu público e entenda qual o nível de conhecimento ele tem sobre o assunto, então adapte a sua linguagem e o conteúdo para esse público, quando você constrói um perfil sobre a audiência se torna mais fácil traçar uma estratégia com mais facilidade e dessa forma prender a atenção do público e convencer possíveis clientes.
Um método útil para criar apresentações eficazes é a regra 10/20/30 proposta por Guy Kawasaki. Essa regra sugere que uma apresentação tenha 10 slides, duração de 20 minutos e tamanho de fonte não inferior a 30 pontos. Embora isso possa não ser aplicável a todas as situações, pode fornecer uma estrutura útil e um guia para criar uma apresentação clara e concisa.
Então, como fazer uma apresentação inesquecível em inglês para negócios? Aqui estão algumas dicas:
Comece com um objetivo claro:
Antes de começar, determine o propósito de sua apresentação e o que você deseja alcançar. Isso ajudará você a focar seu conteúdo e entregar uma mensagem mais direcionada e eficaz. O público precisa ser impactado logo no início da apresentação, caso contrário ele não terá mais interesse no que está sendo falado. Por isso, conheça diferentes maneiras de se expressar com efetividade para se conectar com o público e envolvê-lo totalmente no processo.
Organize seu conteúdo:
Use a regra 20/10/30 como um guia para estruturar seu conteúdo e mantê-lo conciso. Use marcadores em vez de parágrafos longos e use recursos visuais relevantes para apoiar seus pontos. Os recursos visuais ajudam a complementar a fixação do conteúdo, além de ajudar o espectador a desenvolver melhor a ideia na sua cabeça do que está sendo falado.
Use uma linguagem forte:
use uma linguagem forte e orientada para a ação para atrair a atenção do seu público e mantê-lo envolvido. A forma como se expressa pode fazer com que você ganhe ou perca a confiança de um cliente ou oportunidade de venda, por isso quanto mais você se preparar melhor será o resultado. Evite usar palavras de preenchimento como “um” ou “ah” e use uma linguagem assertiva e confiante. Lápide suas habilidades e se mostre um bom orador.
Pratique, pratique, pratique:
Quanto mais você praticar, mais confiante e confortável ficará ao apresentar. Pratique na frente de um espelho imaginando como se estivesse falando com a platéia ou grave-se para identificar áreas de melhoria e obter feedback de outras pessoas.
Envolva seu público:
Use contato visual, gestos e expressões faciais para envolver seu público e mantê-lo interessado. Ao final peça feedback ou faça perguntas para envolvê-los na apresentação e torná-la mais interativa.
Use linguagem corporal apropriada:
Fique em pé, mantenha uma boa postura e use gestos apropriados para transmitir confiança e profissionalismo. Evite cruzar os braços ou ficar inquieto, pois isso pode transmitir desconforto ou falta de confiança.
Use recursos visuais apropriados:
Usar recursos visuais é sempre uma maneira eficaz de fixar melhor o conteúdo, como slides, gráficos ou diagramas para apoiar seus pontos e torná-los mais compreensíveis. Evite usar muitos recursos visuais ou torná-los muito confusos, pois isso pode ser uma distração.
Conclua de forma eficaz:
Resuma seus pontos principais e termine com uma forte chamada à ação ou próximas etapas. Isso ajudará seu público a se lembrar de sua mensagem e a agir.
Concluindo
Concluindo, fazer uma apresentação inesquecível em inglês para negócios requer planejamento cuidadoso, prática e execução eficaz. Seguindo a regra 10/20/30, organizando seu conteúdo, usando linguagem forte, envolvendo seu público, usando linguagem corporal e recursos visuais apropriados e concluindo de forma eficaz, você pode criar uma apresentação memorável e impactante.
Clarke