A publicação desta semana detalha a importância de manter “contato visual” no local de trabalho profissional.
Manter “contato visual” é uma técnica simples, porém poderosa, de comunicação eficaz. Envolve manter um olhar fixo com a pessoa com quem você fala, mostrando a ela que você está envolvido e interessado no que ela diz.
Manter “contato visual” é benéfico no local de trabalho profissional, pois ajuda a construir confiança e credibilidade. Isso mostra que você é confiante e sincero no que diz e valoriza a opinião da outra pessoa.
Além disso, manter “contato visual” pode ajudar a manter a conversa no caminho certo e garantir que ambas as partes estejam na mesma página.
Lembre-se de manter o “contato visual” adequadamente para evitar que a outra pessoa se sinta desconfortável ou intimidada. Também é importante observar que as normas culturais e as preferências pessoais podem variar em relação ao contato visual; por isso, é essencial estar atento a essas diferenças.
Exemplos:
- Durante uma reunião, mantenha “contato visual” com a pessoa que está falando para mostrar que você está ouvindo ativamente.
- Mantenha “contato visual” com o público para envolvê-lo e criar relacionamento ao fazer uma apresentação.
- Mantenha “contato visual” em uma conversa individual com a pessoa com quem você está falando para mostrar interesse no que ela diz.
Pratica exercícios:
Ao praticar e experimentar os exercícios abaixo no ambiente profissional, observe como é para você e para a outra pessoa e analise quaisquer diferenças culturais ou pessoais que você possa encontrar. Assim, você desenvolve suas “habilidades de contato visual” ao longo do tempo.
Não se espera que você seja proficiente nesses exercícios após ler este pequeno guia, mas é bem provável que melhore com o tempo.
Antes de passarmos para os exercícios, não se esqueça, você sempre deve ter cautela ao manter o olhar nos olhos de alguém por muito tempo, isso pode dar a impressão aos outros de que seu “contato visual” é agressivo ou sexual. Não queremos isso, então siga a regra abaixo!
Regra:
O que você deve fazer,“NÃO”manter contato visual com qualquer pessoa“NÃO” envolvido em uma conversa ativa com você ou o grupo e público do qual você faz parte por mais de 1,5 a 2 segundos!
Exercício prático 1:
Pratique manter “contato visual” com pessoas diferentes em um ambiente social por alguns segundos.
Observe como é para você e para a outra pessoa. Tome nota de quaisquer diferenças culturais ou pessoais que você possa encontrar.
Exercício prático 2:
Pratique o “contato visual” durante reuniões ou apresentações em um ambiente profissional.
Observe como isso afeta a dinâmica da conversa e o nível de engajamento da outra parte, e também observe como o orador aprecia aquela reunião ou apresentação.
Nossos colegas de trabalho fazem de tudo para nos fornecer reuniões ou apresentações de alta qualidade e ficarão muito satisfeitos em vê-lo ativamente engajado.
Exercício prático 3:
Pratique o “contato visual” com um espelho.
Observe como sua linguagem corporal afeta sua capacidade de manter “contato visual” e fazer os ajustes necessários.
Dica profissional: Tenha em mente como você se sente e como se vê no espelho para poder desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesmo quando estiver olhando para os outros! Você vai se surpreender.
Exercício prático 4:
Pratique o “contato visual” durante um exercício de dramatização com um amigo, colega ou parceiro, essa pode ser uma forma divertida de praticar.
Peça para que eles te deem feedback sobre sua capacidade de manter “contato visual” e fazer os ajustes necessários.
Tente não se divertir muito com isso para não perder o foco. Quando pratico, geralmente sempre rio demais com a situação!
Conclusão:
Manter “contato visual” é uma técnica simples, porém poderosa, de comunicação eficaz. Ao praticar e estar atento às diferenças culturais e pessoais, você pode dominar essa habilidade e se tornar um comunicador mais confiante e eficaz no local de trabalho profissional.