Já teve a sensação de que o tempo está passando muito rápido e você não consegue administrá-lo de maneira eficaz? Isso acontece porque a falta de gestão de tempo acaba afetando a sua produtividade, devido a correria do dia a dia muitas vezes você não encontra tempo suficiente para cumprir a sua rotina, o que acaba prejudicando o seu desempenho no trabalho e na vida pessoal. Como ter uma gestão de tempo do jeito certo em negócios internacionais e aumentar a produtividade?
Adotar e praticar o gerenciamento de tempo é uma habilidade fundamental para o sucesso no mundo dos negócios internacionais. Saber administrar bem o seu tempo aumenta seu rendimento e garante que as tarefas sejam concluídas no prazo e com excelência. Para aproveitar oportunidades e atingir metas, é importante entender os fundamentos da gestão do tempo e ter um plano para garantir que as tarefas sejam concluídas no prazo.
Este tutorial descreve cinco etapas acionáveis para melhorar suas habilidades de gerenciamento de tempo no mundo dos negócios ocidental, aqui você pode ver como definir metas, criar um cronograma, dividir tarefas, priorizar tarefas e monitorar o progresso.
Além disso, é importante compreender as diferenças culturais em relação ao tempo para ter sucesso na cultura empresarial global. Seguindo essas etapas, você conseguirá assumir o controle do seu tempo e aumentar suas chances de sucesso.
A Cultura do Tempo no Mundo Empresarial Ocidental
O Brasil é culturalmente conhecido como o país onde as pessoas mais se atrasam, os brasileiros geralmente dão pouca importância à pontualidade. Mas no mundo empresarial ocidental, espera-se pontualidade. Chegar atrasado pode ser visto como falta de respeito com o tempo dos outros. Portanto, chegar a tempo para reuniões, prazos e outros eventos importantes é essencial. Além disso, respeitar o tempo alheio e ser atencioso ao agendar reuniões são coisas fundamentais na vida e em qualquer negócio.
Esteja atento para usar seu tempo a seu favor. O tempo é um recurso valioso e deve ser usado com sabedoria. Evite a procrastinação e procure ser produtivo durante o horário de trabalho.
Finalmente, se informe sobre as diferenças culturais em relação ao tempo. Por exemplo, países e culturas podem ter visões diferentes sobre a importância da pontualidade e do comprometimento com os prazos. Pesquisar e entender essas diferenças é indispensável para ter sucesso no mundo dos negócios internacionais.
Etapas
Você pode executar várias etapas acionáveis para melhorar suas habilidades de gerenciamento de tempo para obter um melhor resultado quando estiver trabalhando internacionalmente.
1 Estabeleça metas:
Sem metas não existe a possibilidade de um resultado satisfatório, esse é o primeiro passo para saber o que precisa ser resolvido e assim alcançar o sucesso na cultura empresarial internacional, defina metas claras e alcançáveis.
A definição de metas e prazos é um passo muito importante para ajustar a rota e alcançar o sucesso. Isso ajuda a concentrar seus esforços e manter-se motivado, além de permitir que você meça o progresso e faça os ajustes necessários.
As metas de curto e longo prazo permitem que os indivíduos dividam seus objetivos em tarefas menores e mais gerenciáveis, permitindo que eles acompanhem melhor seu progresso e alcancem seu objetivo final.
Isso é crucial para garantir um resultado bem-sucedido nos negócios internacionais.
2 Crie um cronograma:
O segundo passo é criar um cronograma realista e flexível. Ou seja, você deve considerar o tempo que precisa gastar em diferentes tarefas e atividades e reservar um tempo para pausas e lazer, dessa forma evita atrasos, falhas e conclui todas as tarefas em tempo hábil .
Um cronograma será muito útil para se manter organizado e a gerenciar seu tempo com eficiência, o que é crucial para o sucesso na cultura de negócios internacionais. Além de permitir que você esteja preparado para mudanças inesperadas e se adapte a elas conforme necessário.
Liste as suas pendências, isso te ajudará a entregar as tarefas no prazo e evitar acúmulo de atividades, e consequentemente novos atrasos, além de ser uma preocupação a menos.
Portanto, você precisa aceitar que não pode preencher sua agenda até o topo, ser produtivo não é fazer tudo ao mesmo tempo, é fazer as coisas no seu tempo, mas de forma organizada, tentar fazer tudo ao mesmo tempo só irá resultar em tarefas mal feitas e estresse, separe algum espaço para respirar para a variabilidade.
3 Divida as tarefas:
Comece dividindo as tarefas grandes em partes menores, de forma mais gerenciáveis, o que te ajuda a focar melhor a atenção em cada coisa separadamente e evitar a sensação de sobrecarga.
A vantagem de dividir as tarefas em partes menores é que se torna mais fácil para você identificar as etapas específicas que precisam ser executadas, facilitando o acompanhamento do seu progresso e o acompanhamento.
Pequenas tarefas permitem que você tenha uma concentração maior e por um curto período para que possa realizar o trabalho real sem muita distração.
4 Priorize as tarefas:
Uma boa opção é priorizar as tarefas para garantir que as mais importantes, que trazem mais resultados, sejam concluídas primeiro.
A priorização envolve avaliar a importância de diferentes tarefas e focar nas mais críticas para atingir seus objetivos. Ao priorizá-las você mantém o foco no que é essencial e evitar perder tempo com tarefas menos necessárias..
Lembre-se de que voltar a fazer a mesma tarefa duas vezes custará muito tempo por padrão.
5 Monitore o progresso:
A quinta e última etapa é monitorar e avaliar seu progresso, o que envolve avaliar seus objetivos e tarefas e ajustar seu plano de acordo.
Monitorar seu progresso ajuda a identificar áreas onde você pode precisar fazer ajustes ou melhorias, e também permite que você veja seu progresso em relação aos seus objetivos gerais.
Também permite que você faça as mudanças necessárias para executar as tarefas no futuro e ter sucesso na cultura de negócios internacionais.
Conclusão
A gestão do tempo é essencial para o sucesso na cultura empresarial internacional. Ao seguir as cinco etapas que foram descritas neste tutorial – definir metas, criar um cronograma, dividir tarefas, priorizar tarefas e monitorar o progresso – você pode gerenciar melhor seu tempo e aumentar suas chances de sucesso.
Além disso, é fundamental estar atento às diferenças culturais quando se trata do conceito de tempo para ter sucesso no mundo dos negócios internacionais. Você pode melhorar suas habilidades de gerenciamento de tempo e ter sucesso na cultura empresarial global com as estratégias e ferramentas certas.
Boa sorte!
Clarke