Já teve a sensação de que o tempo está passando muito rápido e você não consegue administrá-lo de maneira eficaz?  Isso acontece porque a falta de gestão de tempo acaba afetando a sua produtividade, devido a correria do dia a dia muitas vezes você não encontra tempo suficiente para cumprir a sua rotina, o que acaba prejudicando o seu desempenho no trabalho e na vida pessoal. Como ter uma gestão de tempo do jeito certo em negócios internacionais e aumentar a produtividade?

Adotar e praticar o gerenciamento de tempo é uma habilidade fundamental para o sucesso no mundo dos negócios internacionais. Saber administrar bem o seu tempo aumenta seu rendimento e garante que as tarefas sejam concluídas no prazo e com excelência. Para aproveitar oportunidades e atingir metas, é importante entender os fundamentos da gestão do tempo e ter um plano para garantir que as tarefas sejam concluídas no prazo. 

Este tutorial descreve cinco etapas acionáveis ​​para melhorar suas habilidades de gerenciamento de tempo no mundo dos negócios ocidental, aqui você pode ver como definir metas, criar um cronograma, dividir tarefas, priorizar tarefas e monitorar o progresso. 

Além disso, é importante compreender as diferenças culturais em relação ao tempo para ter sucesso na cultura empresarial global. Seguindo essas etapas, você conseguirá assumir o controle do seu tempo e aumentar suas chances de sucesso.

A Cultura do Tempo no Mundo Empresarial Ocidental

O Brasil é culturalmente conhecido como o país onde as pessoas mais se atrasam, os brasileiros geralmente dão pouca importância à pontualidade. Mas no mundo empresarial ocidental, espera-se pontualidade. Chegar atrasado pode ser visto como falta de respeito com o tempo dos outros. Portanto, chegar a tempo para reuniões, prazos e outros eventos importantes é essencial. Além disso, respeitar o tempo alheio e ser atencioso ao agendar reuniões são coisas fundamentais na vida e em qualquer negócio.

Esteja atento para usar seu tempo a seu favor. O tempo é um recurso valioso e deve ser usado com sabedoria. Evite a procrastinação e procure ser produtivo durante o horário de trabalho.

Finalmente, se informe sobre as diferenças culturais em relação ao tempo. Por exemplo, países e culturas podem ter visões diferentes sobre a importância da pontualidade e do comprometimento com os prazos. Pesquisar e entender essas diferenças é indispensável para ter sucesso no mundo dos negócios internacionais.

Etapas

 Você pode executar várias etapas acionáveis ​​para melhorar suas habilidades de gerenciamento de tempo para obter um melhor resultado quando estiver trabalhando internacionalmente. 

1 Estabeleça metas: 

Sem metas não existe a possibilidade de um resultado satisfatório, esse é o primeiro passo para saber o que precisa ser resolvido e assim alcançar o sucesso na cultura empresarial internacional, defina metas claras e alcançáveis. 

A definição de metas e prazos é um passo muito importante para ajustar a rota e alcançar o sucesso. Isso ajuda a concentrar seus esforços e manter-se motivado, além de permitir que você meça o progresso e faça os ajustes necessários.  

As metas de curto e longo prazo permitem que os indivíduos dividam seus objetivos em tarefas menores e mais gerenciáveis, permitindo que eles acompanhem melhor seu progresso e alcancem seu objetivo final. 

Isso é crucial para garantir um resultado bem-sucedido nos negócios internacionais.

2 Crie um cronograma: 

 O segundo passo é criar um cronograma realista e flexível. Ou seja, você deve considerar o tempo que precisa gastar em diferentes tarefas e atividades e reservar um tempo para pausas e lazer, dessa forma evita atrasos, falhas e conclui todas as tarefas em tempo hábil . 

Um cronograma será muito útil  para se manter organizado e a gerenciar seu tempo com eficiência, o que é crucial para o sucesso na cultura de negócios internacionais. Além de permitir que você esteja preparado para mudanças inesperadas e se adapte a elas conforme necessário.

Liste as suas pendências, isso te ajudará a entregar as tarefas no prazo e evitar acúmulo de atividades, e consequentemente novos atrasos, além de ser uma preocupação a menos.

Portanto, você precisa aceitar que não pode preencher sua agenda até o topo, ser produtivo não é fazer tudo ao mesmo tempo, é fazer as coisas no seu tempo, mas de forma organizada, tentar fazer tudo ao mesmo tempo só irá resultar em tarefas mal feitas e estresse, separe algum espaço para respirar para a variabilidade. 

3 Divida as tarefas: 

Comece dividindo as tarefas grandes em partes menores, de forma mais gerenciáveis, o que te ajuda a focar melhor a atenção em cada coisa separadamente e evitar a sensação de sobrecarga.

A vantagem de dividir as tarefas em partes menores é que se torna mais fácil para você identificar as etapas específicas que precisam ser executadas, facilitando o acompanhamento do seu progresso e o acompanhamento.

Pequenas tarefas permitem que você tenha uma concentração maior e por um curto período para que possa realizar o trabalho real sem muita distração.

4 Priorize as tarefas: 

Uma boa opção é priorizar as tarefas para garantir que as mais importantes, que trazem mais resultados, sejam concluídas primeiro. 

A priorização envolve avaliar a importância de diferentes tarefas e focar nas mais críticas para atingir seus objetivos. Ao priorizá-las você  mantém o foco no que é essencial e evitar perder tempo com tarefas menos necessárias..

Lembre-se de que voltar a fazer a mesma tarefa duas vezes custará muito tempo por padrão. 

5 Monitore o progresso: 

A quinta e última etapa é monitorar e avaliar seu progresso, o que envolve avaliar seus objetivos e tarefas e ajustar seu plano de acordo. 

Monitorar seu progresso ajuda a identificar áreas onde você pode precisar fazer ajustes ou melhorias, e também permite que você veja seu progresso em relação aos seus objetivos gerais. 

Também permite que você faça as mudanças necessárias  para executar as tarefas no futuro e ter sucesso na cultura de negócios internacionais. 

Conclusão

A gestão do tempo é essencial para o sucesso na cultura empresarial internacional. Ao seguir as cinco etapas que foram descritas neste tutorial – definir metas, criar um cronograma, dividir tarefas, priorizar tarefas e monitorar o progresso – você pode gerenciar melhor seu tempo e aumentar suas chances de sucesso. 

Além disso, é fundamental estar atento às diferenças culturais quando se trata do conceito de tempo para ter sucesso no mundo dos negócios internacionais. Você pode melhorar suas habilidades de gerenciamento de tempo e ter sucesso na cultura empresarial global com as estratégias e ferramentas certas. 

Boa sorte!

Clarke

Noções básicas de gerenciamento de tempo em negócios internacionais