A redação comercial é uma habilidade para qualquer profissional que deseja transmitir idéias, informações, propostas comerciais e empresariais. Embora você esteja trabalhando no escritório ou home office, o trabalho na maioria das vezes exige uma boa comunicação com os clientes através da escrita. Escrever bem é uma habilidade capaz de transmitir confiança, através dela é possível envolver e comunicar-se de forma efetiva com o público-alvo.
Se você quer se desenvolver com a escrita em inglês comercial, alcançar seus objetivos e manter a atenção do seu público é necessário adotar diversas formas para torná-la atraente e eficaz. Quer você esteja escrevendo e-mails, relatórios ou outros documentos, é importante adequar a linguagem para o meio corporativo, certifique-se de que sua escrita está correta para fornecer informações relevantes. Aqui estão algumas dicas para melhorar suas habilidades de redação comercial e garantir que sua redação se destaque da concorrência.
1. Entenda seu público:
Antes de começar a escrever, é importante entender quem é seu público e quais são suas necessidades. Assim será mais fácil criar estratégias sólidas para se conectar com quem está lendo a mensagem e entender os seus interesses, isso te ajudará a elaborar sua mensagem de uma maneira que ressoe com o público-alvo, e assim construir a sua imagem como profissional. Sabemos que na era digital uma boa escrita é essencial, quando bem utilizada pode se tornar um diferencial.
2. Conheça o seu propósito:
É importante ter um propósito claro para a sua escrita. Você está tentando informar, persuadir ou entreter? Conhecer o seu propósito, avaliar o cenário e analisar os seus objetivos irá ajudá-lo a estruturar a sua escrita de uma forma eficaz e envolvente para atingir os objetivos estratégicos e alavancar o resultado desejado.
3. Use linguagem clara e concisa:
A redação comercial deve ser clara e concisa. É essencial focar no que realmente importa, evite mensagens que contenham discurso camuflado, não use linguagem excessivamente complicada, mensagens ambíguas ou jargões que seu público pode não entender.
4. Use voz ativa:
a voz ativa é mais envolvente e fácil de ler do que a voz passiva. A voz ativa também ajuda a tornar sua escrita mais direta e clara..
5. Use frases curtas:
frases curtas são mais fáceis de ler e entender do que frases longas. use frases que contenham um vocabulário simples, exceto em alguns casos que há a necessidade de usar uma mensagem mais longa e elaborada.Tente manter suas frases com no máximo 20 palavras.
6. Use palavras simples:
palavras simples são mais fáceis de entender do que palavras complexas, e evita falhas de comunicação. Tente usar palavras que seu público entenderá.
7. Use recursos visuais:
os recursos visuais podem ajudar a quebrar o texto e tornar sua escrita mais envolvente. Tente incorporar recursos visuais, como tabelas, gráficos e diagramas em sua escrita.
8. Revise:
antes de enviar sua redação, verifique se há erros. Um e-mail confuso pode resultar em dupla interpretação e isso pode gerar consequências, por isso fazer a releitura da sua escrita é fundamental para corrigir os erros de digitação e concordância. Assim você garante que sua escrita esteja livre de erros e entrega um trabalho de qualidade.
Estas são apenas algumas dicas para melhorar suas habilidades de redação comercial e garantir que sua redação se destaque da concorrência. Seguindo essas dicas, você pode garantir que sua redação seja clara, concisa e envolvente. Boa sorte!
Clarke