Você já sentiu medo de ser julgado no trabalho? Quer aprender a vencer esse medo?

Vencer a batalha interna que acontece dentro da nossa mente é um grande desafio, o medo de passar uma má impressão, de ser julgado, é como se tivesse vivendo em uma prisão, onde você não se sente a vontade para ser quem você é de verdade.

Por mais difícil que seja, é possível superar esse medo. Tenha coragem para aceitar os desafios que surgirem na sua frente.

 Na publicação desta semana exploramos a importância de superar o medo de ser “julgado” no trabalho.

Expressar suas opiniões no local de trabalho pode ser incrivelmente intimidador, especialmente se você sentir que está sendo julgado ou criticado por seus colegas, ou supervisores. No entanto, superar esse medo é essencial para se tornar um comunicador eficaz.

Quando você pode se expressar livremente no local de trabalho, você se torna mais confiante e assertivo. Como resultado, pode contribuir mais com as discussões e desenvolver melhores relacionamentos com seus colegas. Também se torna capaz de defender a si mesmo e suas ideias, o que pode te ajudar a ter mais sucesso em sua função.

Lembre-se de comunicar suas ideias de maneira apropriada, respeitosamente e construtiva, usando técnicas de escuta ativa e questionamento ativo.

Dica profissional: A confiança não é algo que você pode forçar ou desenvolver! A confiança é gerada conforme a sua competência, e ser competente significa tomar medidas ativas para melhorar!

Praticar exercícios:

Esses exercícios vão ajudá-lo a se tornar mais confiante para expressar suas ideias no local de trabalho, apesar do medo de ser julgado.

Exercício prático 1:

Reserve alguns minutos para pensar em uma situação em que você poderia ter se expressado, mas preferiu se manter em silêncio por medo de ser julgado. Em seguida, reflita sobre o que você poderia ter dito e pratique dizendo em voz alta.

Cada interação pode ser uma experiência de aprendizado, portanto reserve alguns minutos após a discussão e reflita se há espaço para melhorias.

Pensar ativamente sobre suas interações no local de trabalho é suficiente para desenvolver uma perspectiva mais clara de como você está lidando com as situações no trabalho.

Exercício prático 2:

Faça uma lista de todas as coisas positivas que você tem a oferecer e lembre-se de adicionar às suas conversas no trabalho.

Você pode anotar algumas regras e princípios para desenvolver limites pessoais. Isso o capacitará a permanecer harmonioso e consistente.

Com o tempo, os outros vão ter uma ideia mais clara sobre quem você é, perceberam suas regras, princípios e se acostumaram com isso. Então você terá muito controle sobre como as pessoas te veem.

Exercício prático 3:

Aprenda a lidar com críticas e comentários positivamente. Se alguém fizer críticas a você, apenas tente responder de maneira construtiva e confiante.

Críticas e feedbacks fazem parte da vida e nos ajudam a ver as coisas por outro ângulo, então quando você receber algo que não goste, tente parar por um momento para avaliar a crítica ou feedback e fazer os ajustes necessários para continuar se desenvolvendo como profissional.

Exercício prático 4:

Reserve algum tempo para praticar a escuta ativa e o questionamento ativo no local de trabalho, mas cuidado para não questionar demais a pessoa que está falando.

Nada é mais frustrante do que perguntas infundadas e precipitadas, sem falar que fará você parecer que não tem etiqueta.

Uma ótima ideia é usar o que chamo de princípio de “claro e preciso” para poder fazer uma pergunta significativa que o orador terá prazer em responder.

Claro: Falar termos simples e compreensíveis com um tom claro.

Precisão: Fique no tópico sem desvio para que tudo seja profundamente compreendido.

Além desses exercícios, há outras coisas a serem consideradas ao se comunicar eficazmente no local de trabalho, como linguagem corporal e tom de voz.

 Com prática e dedicação, você pode dominar essas habilidades e se tornar um comunicador confiante e eficaz.

Conclusão:

O medo de ser “julgado” no trabalho pode ser um obstáculo assustador a ser superado, mas é essencial se você deseja se tornar um comunicador eficaz e bem-sucedido.Com as ferramentas e técnicas certas, é possível aprender a se expressar com confiança e assertividade no local de trabalho. Reserve um tempo para praticar os exercícios mencionados acima e use-os para ter mais sucesso em sua carreira.

Superando o medo de ser julgado no trabalho